quarta-feira, 31 de outubro de 2012

DIY: Cofrinho de Sonhos


Eu amo guardar dinheiro, e não tenho nem muita dificuldade para isso, sempre tenho um bom motivo para poupar, pois prefiro gastar tudo em uma coisa "grande" do que deixar o dinheiro cair aos poucos pelo ralo, sem saber onde isso foi parar. 

Há muito tempo venho querendo um cofrinho. Não por falta de cofres, meu pai trabalha na CAIXA e eu tenho (ou tinha, graças a minha irmã) a coleção completa dos Poupançudos. Mas eu queria mesmo um cofre quebrável, sem aberturas, daqueles de argila mesmo, para não pegar a grana antes da hora. Mas eles são tão comuns, né?

Um dia, conversando no facebook sobre intercâmbio, dei uma ideia que eu resolvi por em prática. Falei para a menina que ela pegasse um cofrinho, e colasse um papel escrito "intercâmbio" para ajudá-la a não gastar a grana. Mas acho que fiz melhor.

Planejo fazer um pequeno intercâmbio de verão no ano de 2014 em Paris, Londres e Brighton como presente de 15 anos. E para me motivar ainda mais a juntar a grana, fiz esse cofrinho fofo com a bandeira do Reino Unido, apenas catando algumas coisinhas que eu já tinha em casa. 

Não vou mentir, mas apesar de ter gostado bastante do resultado, a minha "arte" não ficou nada perfeita, e também não vou dizer que foi fácil fazer isso, porque não foi. Portanto, antes de tudo, saiba que quem fez isso foi uma pessoa super sem prática, e está muito longe de ser uma artesã, hihi.

Então, vamos aprender como se faz?

Você vai precisar de:
Caixa de MDF - Eu usei uma que ganhei como lembrancinha de uma festa de 15 anos.
Cola para Isopor
Cola Instantânea - Ou Super Bonder
Tintas: Branca, Preta, Vermelha, e Azul - A tinta indicada para isso é a TINTA ACRÍLICA, mas         como eu estava muito empolgada para fazer o cofrinho, pintei com tinta para tecido, e tinta guache, mas procurem usar a tinta certa, ok?
Glitter: Azul e Vermelho
Fita crepe

♥ Tesoura
Estilete



1. Pegue sua caixinha, e caso você fizer que nem eu e reciclá-la, tire tudo dela.

2. Com o estilete, faça o buraco do dinheiro. É fácil, só é chatinho. Eu usei como base uma moeda de 1 real, mas no final ficou um pouco apertado. É melhor que você use como base para a abertura, duas moedas de 1 real.


3. Pegue a parte de baixo e pinte-a de preto. Tanto dentro, como fora. Eu dei duas demãos, mas você pode dar quantas você achar necessário. Reserve.

4. Já a parte de cima, pinte de branco dentro e fora e espere secar.


5. Com a fita crepe, marque o formato da bandeira. Cobrindo a parte branca e vermelha. No "X" da bandeira eu usei a largura da fita, e na parte da "cruz" eu usei a largura de uma fita e meia.

6. Pinte a parte não coberta pela fita de azul. Deixe secar, e dê outa demão. Depois, faça ao contrário e   cubra a parte azul com a fita para pintar a parte vermelha. Lembrando de deixar a "borda" branca.


7. Marcando com a fita crepe onde se deve colocar glitter (parte vermelha), passe a cola para isopor, e jogue o glitter vermelho por cima. Espere secar e cuidadosamente tire a fita crepe. 

8. Agora faça ao contrário, cubra a parte vermelha e coloque glitter na parte azul.


9. Faça os últimos retoques (eu pintei a parte branca novamente para dar mais vida as outras cores), e lacre a caixinha com a cola super-bonder. Reparem que o acabamento lateral da tampa não tá lá essas coisas, então,  quando for fazer sua caixinha, é melhor marcar com fita crepe do lado também, coisa que eu não fiz. 

10. Espere secar e... Está pronta! Na hora de guardar, põe num lugar bem visível para sempre lembrar de colocar moedinhas, e a caixinha serve até para decorar. Fica lindo!


Fácil? Nem tanto. Mas se você quiser, é só pular a parte do glitter que o resto, eu garanto, é fácil fácil. Se você não quer um cofrinho, pode fazer só o desenho sem a abertura mesmo. E se o seu sonho  é outro, aproveita a ideia e faz um cofrinho com o tema também! Por exemplo, se você é apaixonada por Paris, pode fazer uma estampa de macarrons; se o seu sonho é se divertir horrores na Disney, desenha a silhueta do Mickey; se é NY que você quer conhecer, faz aquela manjada (mas super legal!) frase I  Love NY, ou se você quer morar sozinha, comprar um carro, uma câmera mais potente, sei lá, qualquer que for o seu sonho. Você pode variar nos materiais também, como tecido, lantejoula, ou colagens, por exemplo.

Soltem sua criatividade, para nunca, jamais, gastar esse dinheiro com outra coisa que não seja o seu sonho! Vamos nos segurar um pouco, queridas consumistas, para não cair nas tentações e deixar o sonho cada vez mais longe. Eu sei que essas moedinhas não é muita coisa, mas já ouviu aquele ditado que diz que de grão em grão a galinha enche o papo?

Gostaram? Alguém já fez algo parecido? Qual o maior sonho de vocês que o dinheiro pode comprar?

18 comentários:

  1. eITA COMO FICOU LINDO!!!! eu amei, vou tentar fazer, mas farei um quadro ao invés da caixinha. Beijos.

    antenantenada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Tirando as imperfeições eu gostei bastante do resultado! Ah, faz sim um quadro, deve ficar lindo, e depois mostra, tá?

      Excluir
  2. Pra quem se diz "sem prática", foi bem até demais! Adorei.. super criativo e LINDO. Vou tentar fazer.. fuçando aqui em casa eu achei uma bem pequenininha.. mas serve como primeira tentativa, né?! ;)
    Se eu consegui, volto aqui e te mando o link, tá? Pra ver se fui bem ou não.
    Eu amei muito esse post!!!
    Super seguindo. E muito sucesso! Continue assim .

    delllirios.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Lorie, eu sou sem prática! Bem, de vez em quando eu tenho uns lampejos de criatividade, hihi. Tente, tente! Faça com a pequena mesmo, e se ela encher rápido (assim espero!) você faz outra, sei lá. Tente, e mostra aqui, viu?

      Excluir
  3. Que lindoo *--*, vou confessar que eu não consigo de jeito nenhum juntar dinheiro, mas com essa ideia me interessei pelo assunto rsrsr' adorei o post, e vou tentar fazer. (espero que dê certo kk')


    meujeitoloucodeser.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se interesse mesmo viu? Imagina que se você deixar de comprar aquelas balinhas de cada dia por uns dias já dá para juntar um dinheirinho para você comprar uma roupinha legal, imagina poupando mais? Sei que não vou pagar minha viagem completa com isso, mas já vai dar uma ajudinha. Eu não ponho só moedas, mas quando minha mãe me dá um dinheirinho a mais de vez em quando, eu coloco logo lá para não gastar! Faz a caixinha e me diz se está dando certo, tá? kk

      Excluir
  4. Respostas
    1. Que bom que gostou Fran! Que tal pôr a mão na massa e tentar fazer?

      Excluir
  5. ADOREEEEI A IDEIA! Muito criativa, Alice! Adorei a ideia de juntar moedinhas, faço isso também, ainda não sei pra quê, mas quando eu decidir já quero estar com a grana no bolso. Só que meu potinho é aberto e pequeno ): Agora que você deu a ideia vou tentar fazer assim fechadinho e grandão! haha acho que vou fazer de colagens :3 Qualquer coisa depois te mostro. Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ficar lindão! O meu não é muito grande mas dá pra juntar uma coisinha, quando acabar eu faço outro. Tô doida pra ver o seu também heim? Beijo!

      Excluir
  6. Oii =)
    ficou linda sua caixinha! nunca tive um cofrinho, talvez eu deva fazer um ao invés de comprar ^^

    bjos!
    Carla
    Diversão|www.profetices.com.br
    Work!|www.heartclicks.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça mesmo, pois tudo que a gente faz com as próprias mãos ficam com um gostinho especial!

      Excluir
  7. Ameiii :D
    vou tentar :p
    http://helpanaemia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nao ficou perrfeito?? Eu achei lindo e perfeio.
    Tbm queria fazer um intercabio, mas nao tenho como guardar dinheiro se nem tenho rs.
    Quando viajar posta no blog, quero ver, vai demorar 1 ano ainda, mas eu espero rs.
    Beijos linda, estou te seguindo ;*
    Parabens pelo blog
    cupcakeofchocolate.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não ficou perfeito, kk. Ih, Giselle, acho que o intercâmbio não vai rolar mesmo, porque meu pai quer fazer a mesma viagem para a Europa ano que vem, só que ele quer que minha mãe vá. Eu irei com eles, mas intercâmbio é uma coisa que acho que não vai rolar nem tão cedo. :/

      Beijo!

      Excluir
  9. Oi, Alice!
    Adorei a ideia de um cofre personalizado. Estou mesmo precisando juntar dinheiro.

    Gostaria de saber se vc lacrou a caixinha para não abri-la.
    Se sim, como?

    Beijos!

    ResponderExcluir

Dê seu pitaco!

➳