quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Filme: "Frozen - Uma Aventura Congelante"

Frozen

Eu já não aguentava mais ouvir a minha irmãzinha me chamar para ir assistir Frozen - Uma Aventura Congelante, ao mesmo tempo estava louca para ir conferir o filme, ainda assim sem tantas expectativas. Quer dizer, adoro animação, além de que Disney é Disney e nunca iria fazer porcaria. Já vou logo adiantando que as minhas expectativas não foram nada comparado ao que vi na tela do cinema. Enfim, vamos para a opinião da menina que de cinema só entende o que se passa na tela.

Antes mesmo de começar o filme, eu já sou surpreendida por um curta do Mickey muito interessante. Eu achei o máximo já que os caras misturaram a tecnologia do 3D em cores com o desenho de antigamente em preto e branco. Ah, além disso, eu vi nas minhas pesquisas que a voz da versão original (em inglês) é do próprio Walt Disney. É uma pena que não tenham animações na versão legendada... O curta é super engraçado, não saia do cinema quando ele estiver passando porque você vai perder uma parte muito legal da sessão.

Be the good girl you always have to be.

Agora vamos para a melhor parte: o filme. Logo no início nós conhecemos Elsa e Anna, duas irmãs, princesas do reino de Arendell. As duas eram inseparáveis, Anna adoravam brincar com os poderes congelantes de Elsa e de certa forma, percebi que ela admirava muito a irmã mais velha. Eis que ocorre uma tragédia que separam as duas. A cena que mostra o crescimento das duas é muito bem feita, 

Já crescidas e órfãs, Elsa abriria os portões do palácio pela primeira vez em anos para comemorar a sua coroação como rainha. Ela estava nervosa, e Anna, extremamente animada. As duas até tentaram se reaproximar nesse dia, até que uma maluquice da Anna fez com que as irmãs discutissem e Elsa, sem querer, congelasse todo o reino e fugisse. Na tentativa de salvar o reino, Anna sai em busca da irmã junto com um boneco de neve chamado Olaf, um alce chamado Sven e um vendedor de gelo chamado Kristoff, vivendo diversas aventuras pelo caminho.

Uma amiga minha, que também viu o filme, o resumiu em três partes: triste no início, engraçado no meio e fofo no final. Eu concordo. Inspirado no conto de fadas "A Rainha do Gelo" de Hans Christian Andersen (o mesmo da "Pequena Sereia") o filme (embora seja muito diferente do conto original) não tem nada a ver com aqueles contos de fadas em que a princesa é uma retardada e o príncipe é o salvador da pátria.

😊😢

Apesar de Anna ser extremamente romântica e sem noção, noivando com o primeiro príncipe que apareceu pela frente, esse lado dela não aparece no filme como algo positivo e é até ironizado ao longo do filme. Super diferente de outros contos de fadas da Disney em que a princesa é uma idiota, e o pior, isso é mostrado como se fosse legal. Mas não se enganem, a cota de romance de Frozen existe e é muito boa. É claro que a Disney não iria abrir mão de certos clichês, mas no fim é um filme realmente diferente da maioria dos filmes de princesa. Mais cedo ou mais tarde isso teria mesmo que mudar.

A Anna é bem maluquinha e engraçada, mas a minha personagem favorita é sem dúvidas a Elsa. Céus, eu me a-p-a-i-x-o-n-e-i pela Elsa. Ela é a personagem mais linda, melancólica, interessante, madura e poderosa do filme. Juro que eu quero ser a Elsa quando eu crescer. Quem ver o filme vai entender o porquê de tanta fascinação pela snow queen. A única coisa que eu não gostei nela foi o fato dela não aparecer tanto quanto eu gostaria, embora todas as cenas que ela está presente são incríveis. Ah, acho que essa cena dá uma boa ideia de como a Elsa é diva:


Já o Olaf, Kristoff e o Sven fazem a parte engraçadinha e fofinha do filme. Principalmente o Olaf, você vai se derreter toda vez que ele falar que gosta de abraços quentinhos. Fábio Porchat, que dublou o boneco de neve, foi muito elogiado pelo trabalho. Devo dizer que como leiga e adepta às versões legendadas (ou melhor ainda, sem legendas!), eu gostei bastante da dublagem do Porchat.

Falando em dublagem, mesmo que não seja o meu jeito favorito de ver filmes, as dublagens de "Frozen", como na maioria das animações, não me incomodaram tanto quanto em outros filmes. Eu até imaginava que as canções ficariam bem sem graça se fossem traduzidas, mas ainda bem que as versões em português não deixaram a desejar. Mesmo assim, prefiro filmes com o áudio original.

E no quesito música, garanto que ninguém vai sair do cinema sem cantarolar alguma musiquinha. Fica na cabeça da gente! As canções são lindas e se encaixam perfeitamente na história. Vou confessar que eu até baixei algumas e sempre estou escutando no meu celular. Não é a toa que o CD da trilha sonora tá fazendo o maior sucesso por aí a fora. Eu fiquei tão apaixonada que quase comprei o tal álbum de "Frozen".

Esqueça os preconceitos com desenhos, é um filme pra qualquer idade. "Frozen" me deixou emocionada, deu até aquela vontade de escapar uma lágrima pelo olho. Aqueles cenários, a melancolia da Elsa, a coragem da Anna e até os momentos fofos do Olaf me emocionaram. É um filme que eu realmente gostaria que a minha irmã se espelhasse, já que ele valoriza o amor fraterno e não apenas mostram garotas submissas loucas por um marido. Sem dúvidas entrou para o hall de "animações favoritas da Alice", junto com Procurando Nemo, Mulan e Enrolados. Quero repetir a dose no cinema e ainda ter logo o DVD em minhas mãos.

E você, já viu "Frozen"? Gostou? Conta aí!

4 comentários:

  1. Concordei totalmente com tudo que disse, eu realmente adorei Frozen e, possivelmente, ele se tornou um dos meus filmes de animação favoritos! Descobri seu blog recentemente e adorei, as postagens são muito interessantes e diversas. Meu sonho é ter um blog no estilo do seu, mas eu não faço a menor ideia de onde começar (desde a hospedagem até o layout, tudo parece confuso para mim). Eu ficaria muito feliz se você pudesse me dar uma ajudinha com isso. Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Laura, tudo bom? Bom... desculpa a demora, mas eu estou super disposta a te ajudar (mesmo que para mim tudo ainda seja bem difícil). Então, entra em contato comigo pelas minhas redes sociais e a gente conversa, viu? Beeeijo. Ah, fico feliz que tenha gostado. <3

      Excluir
  2. Oi Alice, primeiramente quero dizer que logo que encontrei seu blog o adorei, sério! A propósito, também moro em Maceió e adorei o filme :)

    Tenho um blog para meninas e adoraria que você o visitasse: The-glamgirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, fizo feliz que tenha gostado do blog e mais feliz ainda por você ser da minha terrinha!

      Excluir

Dê seu pitaco!

➳