domingo, 26 de julho de 2015

7 coisas que você precisa saber antes de criar um blog



Você tá pensando em criar um blog? Ótimo, blogar é incrível mesmo. Mas cê sabe bem onde você tá se metendo? Olha, não sou nenhuma blogueira pop não, só que já tenho um tempinho nesse ramo, já deu para aprender algumas coisinhas. Antes de criar um blog, é bom saber de algumas delas. E eu vou te contar. 

1 Você não vai ficar rica e famosa com o blog

Amiga, deixa eu te contar, você não vai ser a nova Bruna Vieira. E se sua motivação para blogar tem a ver com cifras e flashes, acho bom você rever seus conceitos. Vou falar por mim, é claro que eu adoraria trabalhar com isso, montar na grana, ganhar maquiagem da MAC, viajar de graça, passar um fim de semana numa mansão com a Camila Coutinho, quem não quer? Só 1 entre 10 blogueiros chegam a esse patamar, e posso dizer que quase todos - ou todos eles -, não tinham a menor pretensão de enriquecer no início. Não estou querendo acabar com os sonhos de ninguém porque também tenho os meus, a questão é que, se você já começar o blog como um negócio, vai se tornar algo artificial. Veja que a maioria começou como um desabafo ou brincadeira, de forma espontânea, as pessoas gostaram, as oportunidades foram aparecendo e só. Blogue porque é bom, é uma terapia. O resto é consequência.

2 Você precisa ser verdadeira

Você precisa ser verdadeira. Sim, precisa falar do que gosta, falar a verdade, falar o que pensa. Precisa ser você. Não adianta forçar ser alguém que você não é. Fica artificial, todo mundo percebe e ninguém gosta. Imagina você, que é toda fofa e tímida, querendo dar uma de Kéfera no Youtube ou uma garota que não aguenta nem quatro horas de viagem de Maceió para Recife pagando de aspirante a Nômade Digital? Não dá né? Concordo que nem tudo de nós é para ser colocado na internet, mas isso é fácil de resolver. Ou fique calada, ou fale o que pensa, do seu jeito. Não tente ser ninguém. Mostre sua personalidade e seja feliz.


3 Prepare-se para ser julgada.

Se você quer blogar, você vai ter que se expôr. A não ser que seja uma blogueira anônima, o que é muito legal, mas muito complicado para mim. E com toda essa exposição - das suas ideias, da sua imagem, do seu conteúdo, da sua rotina, do seus gostos - você vai ser julgada. Não precisa nem fazer um mega texto dando opinião sobre um assunto polêmico. Qualquer coisa que você fizer, você será julgada. E a quantidade de julgamentos é diretamente proporcional à fama do seu blog. Quanto mais gente te conhece, mais gente põe defeito até onde não existe. Inclusive sua família e amigos. Gente, é sério, já tive tantos problemas por causa disso. Chega uma hora que a gente aprende a evitar ouvir o que não se quer ouvir. Aprendemos a nos calar. Para mim, essa é uma das partes mais complicadas. Ser verdadeira, autêntica, falar o que penso, ter que lidar com a opinião de pessoas conhecidas e não me prender por isso. Mas não se preocupe, use o filtro do bom senso e ligue o foda-se.
Saudades dessa época </3

4 ♥ Você vai conhecer muita gente legal (e outras nem tanto)

Não vai caber nos dedos o tanto de gente inspiradora que você vai conhecer - as vezes pode até ser amiga de algumas delas. Quem sabe até você não se torne inspiração para alguém? Não sei se isso já aconteceu comigo alguma vez, mas eu com certeza ficaria muito feliz por isso. Nesses sei lá quantos anos de blog, fiz muitas amizades. Infelizmente, essas amizades podem ser bem efêmeras. Hoje, não tenho contato com quase ninguém, nossos mundos mudaram. O que não significa que eu não tenha passado momentos incríveis com elas, seja virtual ou pessoalmente. Por outro lado... A blogosfera também é recheada de gente chata (Segue de volta?) e interesseira. Afinal, nem toda todo mundo é verdadeiro. Falsiannes estão em todo lugar...

5 ♥ Muitas ideias = pouco tempo / Muito tempo = poucas ideias.

O que é pior, bloqueio criativo ou falta de tempo? Não sei, mas você vai ter que lidar tanto com um tanto com outro. A quantidade e qualidade de ideias é inversamente proporcional ao seu tempo. Sejamos sinceros, todo blogueiro já fez pelo menos alguma vez na vida um postzinho para encher linguiça. Tá, ninguém vai morrer por isso. Porém, se você realmente não tem exatamente nada para falar, seja pelo motivo que for, não fica enchendo teu blog de besteira não, vai por mim. Bloqueio criativo é um saco mas, por incrível que pareça, faz parte de todo processo. Outra coisa que vai acontecer inúmeras vezes é ter milhões de ideias e, por algum motivo, não ter tempo para colocá-las em prática. Ou sei lá, mil e uma dificuldades vão aparecer do nada. É lasca, viu. Não é tão fácil quanto parece.

6 Você vai se aprimorar.

Você vai estar sempre escrevendo, ou seja, vai dar um super upgrade na sua escrita. E nem precisa escrever textos imensos e complexos não. Qualquer blog, seja de qual assunto for, tem que ter uma texto legal. Claro que você não vai começar como o mais novo Machado de Assis, mas, aos pouquinhos, vai perceber errinhos, consertar, formar seu estilo, tornar a leitura mais agradável. Suas notas em redação agradecem. E não é só isso não. Se você fala de livros, provavelmente, lerá mais. Se você fala de moda, vai se vestir cada vez melhor. Se você fala sobre viagens, vai conhecer destinos e truques que a maioria não conhece. Quem produz conteúdo tem que estar sempre estudando sobre aquilo que fala. Se você tem um blog pessoal, fala de tudo e nada ao mesmo tempo -tipo eu -, vai aprender um pouquinho de cada coisa e, no meio disso tudo, vai acabar até se conhecendo mais um pouquinho. Fora que, como a maioria tem que se virar sozinho, acaba se tornando um pouco fotógrafo, um pouco editor, um pouco ilustrador, um pouco web designer e por aí vai...

7  Você vai amar tudo isso

As vezes vai dar uma puta canseira disso tudo. Você vai jogar tudo para o alto e deixar pra lá. Passar meses sem escrever uma palavra. No entanto, na real, é bem provável que apesar dos pesares, você se apaixone por esse mundo. E não queira sair dele nunca. Blogar é bom demais, pessoal. <3


Esse post faz parte da blogagem coletiva do Grupo Hello! do Facebook.

6 comentários:

  1. Oi, Alice! Essa é minha primeira vez aqui e gostei muito do que estou lendo :)
    Acho que é até menos do que 1 em cada 10 blogueiros que chegam à fama nesse naipe, viu? Já sonhei com isso, hoje acredito que isso viria naturalmente, na sorte. Blogo porque gosto, não porque quero lucrar com isso.
    E como tem gente que cria uma máscara pra ser mais "atraente" aos leitores, não? Um dos elogios que mais gosto de ouvir é quando alguém da minha "vida real" entra no blog e me diz que imaginava meu blog exatamente assim, que não dava pra esperar nada diferente do que está publicado vindo de mim.
    Eu percebo que não sou famosa quando vejo que as pessoas mal me julgam AHAHAH
    Minhas maiores amizades virtuais eu conheci através do blog. Nos falamos há praticamente 10 anos e as considero como melhores amigas pra vida toda.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia! Fico feliz que tenha gostado do meu cantinho. <3

      Pois é, muitas novas blogueiras acham que vão conseguir fácil chegar nesse naipe. Só que não é bem assim, infelizmente (ou felizmente). Como sou uma futura estudante de jornalismo, acho que possa sim ser uma forma de mostrar meu "trabalho" e tudo mais, mas hoje em dia não tenho essa pretensão de ser famosa. É só um passatempo mesmo.
      Ih, se tem gente que cria uma máscara na "vida real", imagina na internet? É comum demaaais. Gosto quando uma pessoa do mundo offline acaba achando meu blog por aí, no entanto, confesso que isso me preocupa um pouco. Não sou nada conhecida, mas uma vez a minha família leu umas coisas que escrevi e não foi muito legal, hihi.
      Conheço muitas meninas que fizeram amizades incríveis com o blog. É a melhor coisa!

      Beijão!

      Excluir
  2. Conheci seu blog por indicação da Lívia e já adorei. :) Concordo muito com o seu post, não adianta blogar se for pelos motivos errados. A gente tem que se divertir com isso, não fazer disso uma obrigação porque quer chegar em algum lugar. Eu adoraria ser reconhecida com o tempo, mas reconhecida pelo meu trabalho em postar coisas legais, sabe? Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que a gente quer reconhecida, sempre queremos. Mas pra o negócio ficar legal, tem que desapegar dessa cobrança de ficar ~famosa~. Por enquanto, a gente só se diverte, haha. Ah, fico muito feliz que tenha gostado do blog, beijinhos. <3

      Excluir
  3. Só li verdades viu! TUDOOOO verdadeeee!! Eu amo blogar, as vezes enche o saco? MUITO! As vezes é a melhor coisa do mundo? SIM!!! Eu vou deixar de blogar? Muito provavelmente não!! Pq é muito legal conhecer gente nova e poder falar qualquer coisa que vc pense!!

    bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dar pitaco é bom? Dar pitaco é ÓTIMO. É legal escrever e pensa que sua opinião é relevante, haha. Cara, blogar é ótimo, mas nem tudo é perfeito. Hahaha.

      Excluir

Dê seu pitaco!

➳