domingo, 7 de maio de 2017

Crescer


O que é que eu tô fazendo da minha vida?

Não é a primeira vez que me pergunto isso.

Não será a última.

Putz, é engraçado finalmente perceber que vou viver com essa angústia eterna. Uma inquietação, sei lá qual seria a palavra mais adequada, você entendeu. Ah, você com certeza deve entender. 

Quando a gente é criança, todo mundo nos faz acreditar que um dia vamos nos encontrar. Simplesmente vai chegar um dia mágico e vamos dizer: "Eureka! É isso!". Vamos escolher uma estrada e seguir nela até o fim. Vamos pertencer a algum lugar. Ser muito foda em alguma coisa, amar o que faz e ainda ganhar dinheiro com isso. Sem dúvidas. Só certezas.

Sabe aquela esperança de um dia se encontrar e ter certezas? Ela vai acabando ao longo dos anos.

Afinal, para quê servem as certezas? Será que eu quero certezas? Será que a gente nasceu e foi criado para ter certeza de alguma coisa nessa vida? Sobre a nossa própria vida?

O que você quer ser quando crescer? Quanto você precisa ganhar para crescer? Quem você precisa agradar quando crescer? A quem você deve satisfações? A quem você deve as parcelas da faculdade? Por que a gente tem que fazer faculdade? Para quem a gente quer dar conforto? Para quem a gente deve dar orgulho?

Vem cá, crescer é isso mesmo? Precisar, dever, pagar, cumprir. Dinheiro, promessas, expectativas, metas. Estabilizar-se. Evoluir. Ser sustentada. Sustentar-se. Sustentar. Ser sustentada de novo.

Mano, que saco. Dá para fugir disso?

É muito fácil escrever sobre sonhos ouvindo indie, atrás da tela do meu notebook. E se é foda para mim ter coragem de dizer aos meus pais que vou renunciar de algo que os daria conforto algum dia (que me daria conforto algum dia), imagina como deve ser para quem nunca teve conforto nenhum? Eu entendo, de certa forma. Eu entendo. 

Então me diz, quem você quer ser quando crescer? Ou melhor, o que você quer ser enquanto cresce? Porque, no fundo, acho que a gente não cresce é nunca. Crescer não é o fim, é o meio. Para quê perder a vida tentando ganha-la? Juntar grana para gastar numa aposentadoria que eu nem sei se vou ter. Sei lá.

Acho que isso tudo quer dizer que ainda não cresci. Adultos não tem tempo para a divagar sobre o sentido da vida, só Alices e Peter Pans.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê seu pitaco!

➳